top of page

Especialidades
Gestantes
A gestação e os eventos a ela relacionados são marcados por profundas mudanças que interferem na vida da mulher, é um fenômeno fisiológico que produz uma série de modificações no organismo materno com a finalidade de garantir o crescimento fetal, proteger e possibilitar a recuperação da mulher e garantir a saúde do recém-nascido. Essas modificações ocorrem nos aparelhos cardio-circulatório, digestivo, respiratório, ósteo-articular, além das modificações metabólicas, endócrinas, hematológicas e mamárias, o que exige maior demanda de nutrientes.
Vários fatores determinam o progresso e o resultado de uma gravidez, inclusive o estado nutricional da mãe antes de engravidar. Sendo assim, o estado nutricional da mulher, antes e durante a gestação, influência no desenvolvimento adequado do feto.
Aceite o fato que você irá ganhar peso enquanto estiver grávida. Neste momento, a prioridade é um ganho de peso suficiente para promover o desenvolvimento completo de seu bebê. Você não somente estará gerando um bebê, mas também estará armazenando líquido e gordura, uma parte normal e inevitável da gestação.
E, lembre-se, a gestação não é o momento de fazer dietas para emagrecer, mesmo que você esteja com excesso de peso. Uma dieta restritiva pode arriscar a saúde do seu filho. O que podemos e vamos realizar nesse momento é que se iniciarmos a gestação, acima do peso, podemos utlizar essa "energia estocada" a gordura, como mais uma fonte para que seu bebê se desenvolva. O valor que será ganho nesse período esta relacionado ao seu PPG (peso pré gestacional), se você está baixo do peso, há necessidade de maior ganho de peso, pois você não tem a reserva que citamos acima, mas se você estiver sobrepeso ou obesa, temos o dignóstico inverso, você não terá necessidade de aumentar tanto de peso, já que possui energia estocada e seu bebê pode e deve utilizar-lo :)
Minha Abordgem
bottom of page