top of page
Reeducação Alimentar e Emagrecimento

A reeducação alimentar é um processo de aprendizagem e de mudança comportamental exercido por meio de orientações nutricionais específicas em que o indivíduo conhece e incorpora hábitos alimentares saudáveis.


A educação é muito mais do que instrução. É um processo aprendizagem criado entre educador (nutricionista) e o educando (paciente), tendo como objetivo a construção do conhecimento, em buscar bons hábitos alimentares.


Nas dietas restritivas não ocorre uma mudança interna, e ao fim de cada uma, as pessoas voltam aos antigos hábitos. Na reeducação alimentar as mudanças acontecem de forma tão profunda que se tornam parte do indivíduo.

Por se tratar de um processo de aprendizagem, o paciente, no final do tratamento, torna-se apto a escolher corretamente os alimentos, tanto no aspecto qualitativo quanto no quantitativo, sem deixar de incluir o que faz parte da sua própria cultura.

Mudar hábitos não é fácil, mas é possível, sim. Essa mudança deve ser entendida como um processo, com erros, acertos, novos erros e novos acertos, em busca do equilíbrio, sem preconceitos ou culpas sobre o que se come, apostando no bem-estar e no prazer.

A alimentação não deve ser imposta como um cardápio fixo e sem alterações. Antes, ela deve compreender um conjunto de alimentos saudáveis que dão prazer, que estejam culturalmente ligados ao indivíduo, como por exemplo, aquele bolo feito pela avó desde criança. Tudo isso com o equilíbrio necessário e, claro, com muito bom senso.

O processo de reeducação alimentar começa com uma entrevista sobre os hábitos alimentares da pessoa, bem como os tabus e informações que norteiam sua alimentação. Deve ainda conter informações sobre possíveis intolerâncias alimentares e doenças associadas. Muito importante também é o nutricionista dispor de informações sobre o estado emocional do indivíduo para que tenha subsídios para apoiá-lo durante o processo.

Dados antropométricos como peso, altura, medidas cutâneas, que informam a quantidade de gordura e massa magra, bem como dados laboratoriais, também são instrumentos importantes que fornecem subsídios para o acompanhamento da modificação dos hábitos alimentares.

E por último, mas não menos importante, é a freqüência das consultas, para que seja possível um apoio eficaz, tornando o processo o mais suave possível para quem que se propõe a mudar esse aspecto é fundamental para o alcance de seus objetivos.

whatsapp_PNG21.png
Minha Abordgem

@draclaudiabanduki teve um papel fundamental nesse momento da minha vida, me mostrou que comer de forma correta e emagrecer pode ser cheio de sabor e conciliado com as coisas que você mais gosta de fazer. Hoje estou bem mais magra, mas o mais importante é que estou saudável como nunca, cheia de energia e motivação pra continuar essa fase nova da minha vida. Obrigada @draclaudiabanduki por ser essa profissional excelente e comprometida com as causas das pessoas; pelas conversas; pelos momentos de desabafos e por ser esse doce de pessoa. <3

—  Ana Lisna

DEPOIMENTOS

bottom of page