top of page
Gestantes

A gestação e os eventos a ela relacionados são marcados por profundas mudanças que interferem na vida da mulher, é um fenômeno fisiológico que produz uma série de modificações no organismo materno com a finalidade de garantir o crescimento fetal, proteger e possibilitar a recuperação da mulher e garantir a saúde do recém-nascido. Essas modificações ocorrem nos aparelhos cardio-circulatório, digestivo, respiratório, ósteo-articular, além das modificações metabólicas, endócrinas, hematológicas e mamárias, o que exige maior demanda de nutrientes.

 

Vários fatores determinam o progresso e o resultado de uma gravidez, inclusive o estado nutricional da mãe antes de engravidar. Sendo assim, o estado nutricional da mulher, antes e durante a gestação, influência no desenvolvimento adequado do feto.

 

Aceite o fato que você irá ganhar peso enquanto estiver grávida. Neste momento, a prioridade é um ganho de peso suficiente para promover o desenvolvimento completo de seu bebê. Você não somente estará gerando um bebê, mas também estará armazenando líquido e gordura, uma parte normal e inevitável da gestação.

 

E, lembre-se, a gestação não é o momento de fazer dietas para emagrecer, mesmo que você esteja com excesso de peso. Uma dieta restritiva pode arriscar a saúde do seu filho. O que podemos e vamos realizar nesse momento é que se iniciarmos a gestação, acima do peso, podemos utlizar essa "energia estocada" a gordura, como mais uma fonte para que seu bebê se desenvolva. O valor que será ganho nesse período esta relacionado ao seu PPG (peso pré gestacional), se você está baixo do peso, há necessidade de maior ganho de peso, pois você não tem a reserva que citamos acima, mas se você estiver sobrepeso ou obesa, temos o dignóstico inverso, você não terá necessidade de aumentar tanto de peso, já que possui energia estocada e seu bebê pode e deve utilizar-lo :)

Pós Parto

Se o corpo levou 9 meses para se adaptar ao bebê, é comum que ele leve outros 9 ou até 12 meses para retornar à forma que tinha antes da gestação. O prazo médio para perder o peso adquirido na gestação pode de seis meses até um ano, e se estender um pouco mais para aquelas que já estavam acima do peso quando engravidaram ou engordaram além do necessário durante os nove meses.

 

Com o aleitamento materno, consegue-se gastar em média 85 calorias para cada 100ml de leite materno, ou seja, quanto mais você amamentar, maior será sua produção de leite, maior será a queima de energia, auxiliando ao processo de emagrecimento.

A volta ao corpo pré gestacional será gradativo mas ele voltará :) só precisamos alinhar bem o cardápio pois ele também ajudará na produção de leite materno, então podemos partir para esse objetivo de emagrecimento mas com cautela para que não se prejudique nada. Escolher bem os alimentos são ideais, porque se por um lado amamentar emagrece, por outro lado também dá muita fome e comer bem é diferente de comer de mais.

Tentantes

Existem evidências sólidas da importância de uma concentração de ácido fólico no óvulo antes que ele seja fertilizado. Adequação de vitamina D e Ferro precisam ser dosados e adequados antes do início da gestação. Tem um peso saudável de ajudá-la a engravidar, então o melhor é tentar atingir o peso mais ideal possível antes de tentar engravidar. Iremos já adequar as necessidades nutricionais de uma gestante no primeiro trimestre, pois você engravidando já estaremos com todas as recomendações adequadas.

Minha Abordgem

DEPOIMENTOS

Muito obrigada @draclaudiabanduki. Como sou grata por ter encontrado profissionais tão competentes e maravilhosas quanto você e @nutriflaviagregorini. Compartilho o resultado positivo do meu acompanhamento nutricional durante a gestação com vcs...que me motivaram o tempo todo a dar o meu melhor: por mim e pelo baby! Lembro que cheguei no consultório apavorada, pois já me encontrava em sobrepeso e não queria chegar ao final como uma gestante obesa. Caminhamos juntas, sem neuras, sem cobranças desnecessárias, mas com muita consciência e responsabilidade de que valeria a pena! Isso foi sensacional!!! Obrigada mesmo! Beijos meu e do Rafinha!

—  Kenny Flauzino

bottom of page